Curso De Fitoterapia
×
Curso De Fitoterapia
Curso De Fitoterapia
De: R$ 41,99
Por: R$ 21,99
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
CURSO DE FITOTERAPIA

Fitoterapia: é uma palavra com radicais gregos. Fito, deriva de phytos que significa: plantas; e, terapia que vem de therapeuein que quer dizer: cuidar, curar alguém. Isto quer dizer que a fitoterapia é um recurso baseado em plantas medicinais para cuidar, manter e até curar determinadas patologias do corpo humano. Cabe destacar que como todo método terapêutico possui limitações e exige conhecimentos específicos e não exclui cuidados e conhecimentos médicos.

O que é uma planta medicinal?
É todo vegetal que possui substâncias com finalidade terapêutica.

O que é princípio ativo?
A planta possui um grande arsenal de substâncias. Estas substâncias podem ou não possuírem ação no organismo humano. As substâncias podem ser inertes e podem ser ativas. Estas substâncias ativas são chamadas de princípios ativos. Estes princípios ativos são substâncias que a planta sintetiza e armazena.

A síntese de substâncias
O meio onde a planta vive serve de estímulo para que ela produza determinadas substâncias. A luz solar pode variar de intensidade. Uma planta necessita de luz solar. Contudo, a quantidade também determina a produção de substâncias. Além disto, o clima (quente, frio, etc), o solo (ácido, alcalino, tipos de minerais), a relação com outras plantas, substâncias presentes no ambiente e outros fatores podem determinar na síntese de substâncias.



(observe que estas maçãs são da mesma espécie e somente apresentam quantidade de pigmentos diferentes. A segunda maçã ficou menos exposta na luz solar e produziu uma menor quantidade de antocianidinas e flavonóides em comparação as outras que estavam expostas e precisavam se proteger dos raios solares.)

Substâncias e a fotossíntese
As substâncias são sintetizadas a partir da fotossíntese. Neste processo físico-químico, onde a planta capta a luz solar e em processos contínuos produz seu próprio alimento. Partindo desta energia irá produzir um armamento químico para lidar com o meio onde vive. Um exemplo: as plantas produzem pigmentos (bioflavonóides) para se defender da radiação solar. Estes bioflavonóides no organismo humano possuem efeitos benéficos. Por exemplo, os flavonóides da calêndula são poderosos cicatrizantes.



Aqui temos uma abelha polinizando uma flor de Calendula oficinalis. Observe a cor da flor. Além da proteção contra os raios solares, a coloração é uma forma de atrair polinizadores para ajudar a planta no processo de polinização.

O armazenamento: as plantas estocam as substâncias. Contudo, a presença e a quantidade de princípios ativos vão variar nas diferentes estruturas do vegetal. Assim, podem ser encontrados em toda a planta ou somente na raiz, por exemplo, ou na casca, folha, flores, frutos, sementes, etc. Portanto, é importante saber onde está a substância desejada.
A fitoterapia pode ser definida como a utilização de plantas medicinais para obter ou ajudar a recuperar e a manter a saúde.
A Organização Mundial de Saúde define planta medicinal desta forma: todo vegetal que possui substâncias com finalidades terapêuticas.
Assim, a fitoterapia é uma área abrangente e que envolve várias áreas científicas nos estudos. As plantas não podem Ser subtraídas das matas de forma indiscriminada como vem sendo feito. É preciso que as cultivemos. Todo cultivo racional, ou seja, que considere a quantidade de massa vegetal e a quantidade de substâncias produzida deve ser coordenado pela agronomia ou pelas ciências agrárias e pela área da bioquímica e química.
Uma planta deve ser analisada e entendida. Antes que alguém se assuste: as plantas crescem e procuram se perpetuar. As substâncias são produzidas ao longo da vida e há momentos que se concentram mais e em outros que elas não estão presentes.
Algo que pode deixar muitos estarrecidos: as substâncias podem estar em alguma estrutura da planta e em outras completamente ausentes.
Como exemplo, uma planta medicinal que possui seus princípios ativos úteis concentrados nas folhas. Quando esta planta iniciar a florada, seus esforços serão para produzir o fruto que contém as sementes. A sua massa verde ou suas folhas ficaram em segundo plano. Suas folhas vão ficar menores e muitas vezes, até ausentes. Um exemplo conhecido é o ipê roxo ou amarelo. Na florada suas folhas desaparecem. Esta estratégia é seguida pela planta para priorizar a sua perpetuação.



Detalhes das flores e da árvore do ipê-roxo – Handroanthus impetiginosus

A ciência deve conhecer estes aspectos e segui-los de forma racional. Deve-se escolher qual é o melhor período para a colheita, por exemplo. A secagem deve respeitar a temperatura ideal para não perder a substância. O armazenamento da planta deve ser feito de tal maneira que preserve e mantenha os princípios ativos. Nestas etapas perdem-se muitas substâncias e, além disto, há risco de contaminar as plantas como em seu cultivo.